terça-feira, 9 de maio de 2017

Para sempre Alice - exposição fílmica da Neuroliga - Comentários Prof. Patrícia da Silva Oliveira

PARA SEMPRE ALICE

Essa foi nossa escolha filmica para discutir sobre memória e a Doença do Alzheimer que atinge de forma majoritária mulheres de tonalidade de pele branca.

MAS O QUE VEM A SER O ALZHEIMER?
UM POUCO SOBRE O FILME:

A personagem principal do filme chama-se Alice Howland  que era professora de Harvard e especialista em linguística tendo sua vida praticamente virada de cabeça pra baixo quando é diagnosticada com Alzheimer, no entanto não foi perceber suas
perdas neuronais tão rápidas justamente por ter amplo conhecimento  científico  e os pequenos sintomas não chamaram atenção podendo lembrar que  as perdas não ocorreram de maneira homogênea. As áreas mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as dificuldades do dia a dia. 
O filme mostrou muito bem toda evolução do quadro ao deixar claro todo desenvolvimento e repercussões pessoais na vida da personagem.
Um dos fatores que me chamou mais atenção foi o tratamento e a correlação com as questões genéticas.
Atualmente, nos Estados Unidos, a Alzheimer já chegou a 6° colocação quanto os principais fatores que levam a morte e estima-se que esse valor só tende a aumentar, inclusive no Brasil. A de lembrar que a sua pirâmide etária vem mudando dando uma conformação de predomínio adulto em migração para a população velha.
Quanto a questão genética, a doença tem predominância em mulheres  e brancas mas ainda nao se sabe o motivo para iss, no entanto já foi identificado um gene relacionado a descendência dessa doença o que pode favorecer pessoas que fazem o rastreamento genético para a questão de proteção contra fatores de risco para Alzheimer.  O filme tem uma das filhas das personagens que deseja fazer esse rastreamento e o faz deixando claro o quanto a prevenção para certas doenças vem evoluindo, inclusive devida a maior acessibilidade a certas tecnologias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário