domingo, 30 de abril de 2017

Mecanismos de Ação Hormonal

Existem algumas pessoas que possuem o dom de ensinar

Essa é uma frase que minha mãe sempre me disse para justificar o quanto eu sou péssima em passar conteúdos mesmo dominando por completo um conteúdo. Percebi exatamente a força dessa frase na proposta de atividade elaborada por professora Kelle Silva Oliveira.
A facilitadora realizou uma oficina com o objetivo de elaborar uma sequência animada do mecanismo de ação do estrógeno contribuindo para a sedimentação do conhecimento de forma impar na sala de aula.
Inicialmente foram aprofundados os conhecimentos sobre a farmacodinâmica dos anticoncepcionais a partir do conhecimento dos mecanismos de ação dos estrógenos e progestágenos. Após uma breve exposição dialogada através da leitura de um texto científico sobre o mecanismo de ação dos hormônios esteroidais, com intuito de sedimentar o conhecimento recentemente adquirido, foi proposta a oficina através de uma comanda entregue aos aprendizes de forma impressa. A oficina decorreu com a divisão dos grupos de trabalho, e a partir do material (Cartolina, papel A4, tesoura, régua, hidrocor e lápis de cor) e ambiente adequado fornecido pela facilitadora, foi produzida uma animação, a partir de uma sequência de fotos tirada pelo celular, explicando o mecanismo de ação dos estrógenos. Todo o processo foi feito em sala, sendo permitido apenas a edição como atividade extraclasse. A oficina desenvolvida não só fortaleceu a absorção do assunto proposto, mas também desenvolveu habilidades como a agilidade e a capacidade de trabalhar em grupo.
Várias habilidades foram contempladas na atividade como: agilidade e capacidade de trabalhar em grupo, habilidades estas de fundamental importância na prática médica além da incorporação das  tecnologias da informação e comunicação no aprendizado como  exigido nas novas Diretrizes do Ensino Médico.
A atividade foi tão enriquecedora que eu, juntamente com minha colega Luiza Moreira Garcia, fizemos um vídeo pro youtube explicando timtim por timtim da atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário