sábado, 5 de novembro de 2016

Territorialização - 1 visita


A territorialização é um instrumento utilizado na prática da saúde pública que gera subsídios para elaboração de estratégias em saúde, através do mapeamente das áreas de abragência da Saúde da Família. Este mecanismo fornece informações como qualidade de vida da população, necessidades da mesma e então com esse conhecimento elaborar o plano de estratégia de saúde da família.  Faz parte da ações de vigilância em saúde compreendendo então a dinâmica que envolve o meio onde se estabelece e o processo saúde/doença. 

Como estratégia de inserção do médico na rede pública e primária em saúde fizemos uma visita técnica a Unidade de Saúde da Família Nelson Barros, no bairro Kadja, localizado na cidade de Vitória da Conquista. Essa visita foi apenas a primeira de uma séria de visitas ao local para aprendizado do que seja uma territorialização, como se faz e ainda servir de subsídio para discussão do plano de gestão em Saúde da cidade. 

Como somos estudantes de primeiro semestre de medicina recebemos com antecedência um roteiro de visita com quesitos básicos para preenchimento como por exemplo: quantidade de salas, quantos profissionais, quais as ações promovidas pela unidade.

Depois de conhecermos todo o estabelecimento  a professora doutora Liliany Amaral nos solicitou reflexão e discussão em grupo para que depois fossemos expor sobre nossa unidade para o restante da turma.
O mesmo foi feito com os outros grupos, totalizando 3 unidades visitadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário