sábado, 5 de novembro de 2016

Medcine - A Criança da Meia-Noite

Até onde vai o profissionalismo e a amizade?
Você pode ser amigo de seu paciente?


Sem dúvida essas são duas perguntas que todo estudante ou profissional da área da saúde já se deparou e para fazer essa reflexão a professora Katiene Rodrigues Menezes de Azevedo nos trouxe o filme chamado "A criança da Meia-Noite". 
A produção fílmica conta a história de uma criança que nasceu com uma rara doença genética - o xeroderma pigmentoso, conhecido como XP e sua relação extremamente próxima com seu médico.
O menino acompanhado desde sua infância pelo profissional cria um vínculo que permeia relações de amizade, apadrinhamento mas ao mesmo tempo  a relação médico-paciente vai se perdendo no processo de forma sorrateira ao ponto deles não saberem as implicações até que isso interfira no tratamento da doença.
A escolha filmica não poderia ser melhor para tratar a temática pois exemplificou  de uma forma mais lúdica  do que venha a ser essa relação. A compreensão, o cuidado, o atendimento direcionado, a unicidade de cada indivíduo jamais devem ser perdidos em um tratamento, no entanto  o mesmo não deve ser atrapalhado  com uma amizade de mesa de bar pois o paciente está ali  em busca de apoio, seu conhecimento e principalmente sua profissão//experiência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário