sábado, 19 de novembro de 2016

Apresentação LAPICS



No ano de 2001 foram lançadas as  Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos da área da saúde (enfermagem, medicina e nutrição ) que indicaram uma concepção mais ampla da saúde e estabeleceram horizontes mais integrados  e entrelaçados com temáticas generalistas quebrando as correntes da engessadas do ensino tradicional. Uma formação médica diferenciada tem como princípios questões generalistas, humanistas, críticas e reflexivas, além de também ética em todas atividades que perpassam o aprendizado. É necessário também que o curso de graduação tenha eixos como ensino, pesquisa e extensão. Na intenção de contemplar todos os três eixos, mais prioritariamente o último que criamos a Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde IMS/CAT (LAPICS).

As práticas Integrativas e Complementares estão presentes na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e por isso mesmo integram o nome da Liga que tem como principio o uso das práticas no plano terapêutico, perpassam pelo entendimento e valorização da multiculturalidade e interculturalidade para maior equidade e integralidade da atenção considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural.

A Liga surgiu através da iniciativa de alunos na Ofícina de Práticas Integrativas e Complementares lesionada pela professora Patrícia Baier Krepsky  que estimulou os discentes que se interessam pelo tema a montar o projeto de extensão tendo ela como Orientadora.
O projeto esta em andamento e ainda serão estipulados todos os cargos, estatuto e forma de ingresso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário