sábado, 19 de novembro de 2016

OPS - Oficina de Práticas em Saúde


Desde o início do semestre nós trabalhamos no Território da UPS Nelson Barros e pesquisamos quais eram as maiores necessidades da região e como resultado tivemos que dar uma devolutiva para a comunidade. Através de votação  a respeito da prioridade dos problemas encontrados na comunidade, nos deparamos com o empate entre a Higiene Pessoal e a Hipertensão Arterial Sistêmica/Diabetes Mellitus. Pelo fato do Hiperdia já ser bem abordado na comunidade, por meio de ações da USF – Professor Nelson Barros, optamos por priorizar as ações na Creche Municipal Regina Ramos Cairo, após a identificação da necessidade, junto à sua diretora, de abordar a higiene das crianças por meio de oficinas direcionadas aos pais e, também, a elas. Como resultado das discussões em grupo para planejamento organizamos uma atividade lúdica para as crianças  e uma aula dialogada com os pais.

Na creche Regina Ramos Caires fomos extremamente bem recebidos pela direto e funcionários que nos ajudaram a escolher os temas que iriamos trabalhar. Escolhemos as temáticas Higiene e Prevenção de Acidentes Domésticos, essa última a pedido da creche , que era uma demanda particular.

A partir da orientação de nosso professores para atividade levamos em consideração:

a.    Local
b.    Tempo
c.    Público alvo
d.    Objetivos
e.    Recursos materiais
F.  Recursos humanos

Pela manha o número de crianças totalizavam 160 e a tarde para mais 80,  mais ou menos.

Com a ajuda da organização da creche fizemos o convite antecipado aos pais para participarem do nosso encontro a tarde.

As atividades seguiram o seguinte cronograma

9:30 as 10:50 - peça que criamos chamada de "Cuidando de meu Corpinho" que aborda a temática higiene com ênfase no banho, lavar as mãos, piolho, lavar os cabelos, higienizar os alimentos. Criamos os personagens Lili e Cacá que são 2 palhaços amigos.
Foi tocada a música criada por Kallef Barros, nosso colega que divertiu muito as crianças e os adultos.

14:00 as 16:00 - foram duas aulas dialogadas com os pais. Uma sobre prevenção de acidentes com imagens corriqueiras de quedas e acidentes comuns além de mitos e verdades sobre a higiene de crianças.

Como marca de nossa passagem pela creche confeccionamos 2 posteres sobre as temáticas apresentadas para os pais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário